IMG_4551Implantado em 2008, o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social em Buriti Alegre, comemorou na última semana, a conquista de um novo espaço, maior e adequado para o atendimento à população no Setor Vila Rosana, antigo prédio do Conselho Tutelar.

IMG_4540

A população encontrará uma unidade maior, o que permitirá um melhor acolhimento. O novo espaço passou por reforma, pintura e adaptações para o atendimento ao público. O prédio tem sala para técnicos, reuniões, coordenação, recepção, cozinha e banheiros adaptados.  IMG_4544

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é constituído por profissionais responsáveis pela gestão territorial da proteção básica, organização dos serviços ofertados e pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Essa equipe é formada por profissionais competentes e compromissados com suas funções. É composta por uma coordenadora, uma gestora e um técnico do Bolsa Família, uma secretária, quatro assistentes sociais e duas psicólogas que desenvolvem suas atividades visando fortalecer a proteção das famílias, promover o acesso a direitos garantidos e a melhoria da qualidade de vida.

IMG_4545
O CRAS é a porta de entrada dos serviços socioassistenciais ofertados no município. Os serviços prestados nos CRAS incluem ações de: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; fortalecimento das redes sociais de apoio; Inserção no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família;Busca ativa para Inserção das Famílias; Inserção em Programas de Qualificação Profissional; encaminhamentos para acesso aos benefícios socioassistenciais (Benefício de Prestação Continuada – BPC e eventuais), etc.
IMG_4549

Na unidade também é oferecido o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), no qual as famílias em vulnerabilidade social são acompanhadas sistematicamente com o objetivo de buscar sua emancipação socioeconômica e o fortalecimento de vínculos familiares.


IMG_4553