A festa do Rei Momo deste ano em Buriti Alegre entrou para a história como uma das melhores da cidade em décadas de tradição carnavalesca. Segundo a organização, o carnaval na cidade atraiu mais de 30 mil pessoas durante o feriado, superando todas as expectativas. Além dos shows, no Parque de Exposição Josino Naves, com entrada gratuita, turistas e moradores aproveitaram os dias à beira do Lago das Brisas, principal atração da região.

Realizado pela Prefeitura de Buriti Alegre, o ‘Carna Buriti’ foi marcado pela segurança e conforto. De acordo com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, não houve nenhum registro de ocorrência durante todos os dias de folia. “Acredito que o grande destaque da festa foi a segurança. Houve policiamento reforçado em toda a região. A polícia monitorou a cidade e a festa ao mesmo tempo e isso resultou num carnaval 100% seguro e tranquilo”, afirmou o prefeito André Chaves.

Com cerca de 10 mil habitantes, Buriti Alegre ficou bastante agitada e o movimento agradou principalmente os comerciantes. “O movimento impulsionou muito a nossa economia. Todos os comerciantes, lojas, mercados, restaurantes, venderam muito bem e estão satisfeitos”, destaca a secretária de Turismo, Nilva Santana. O empresário Gilberto Inácio Faria considerou que esse foi o melhor carnaval de todos os tempos.

“Tenho 49 anos e sempre vivi aqui. Não me lembro de ver a cidade tão cheia e de um carnaval tão seguro e tranquilo como foi esse”, declarou. Proprietário de um hotel na cidade, Gilberto também comemorou o movimento. “Foi ótimo, superou as nossas melhores expectativas. Tivemos mais de 90% de taxa de ocupação e nunca vimos tanta segurança e organização”.

A secretária de Turismo explica que um dos objetivos do ‘Carna Buriti’, além de oferecer lazer com segurança, era também resgatar o público e reinserir Buriti Alegre entre as cidades com tradição em carnaval. “Mesmo com tantas dificuldades financeiras, a Prefeitura decidiu investir e agora colhemos o fruto, que é exatamente esse retorno para a economia do município e, principalmente, a satisfação de quem participou da nossa festa”, considera. Segundo Nilva, o público foi além do esperado e que para o próximo ano será “organizada um estrutura para receber o dobro ou triplo de foliões”.

O ‘Carna Buriti’ recebeu público de cidades vizinhas e até de outros estados, como Minas Gerais. Um grupo de amigos de Goiatuba marcou presença em todas as noites da festa. “Foi o melhor carnaval até agora”, classificou o estudante de Medicina, Victor Martins. “As noites foram perfeitas. Shows nota mil”, disse o amigo João Paulo, também universitário.

Pelas redes sociais, os foliões também elogiaram. “Parabéns pela organização dessa festa de carnaval. Tudo funcionando perfeitamente. Entrou para a história de Buriti Alegre”, escreveu Gustavo Lopes. “Festa perfeita, alegre e com muita paz, como a gente gosta”, postou Antônio de Paula.

“Nosso carnaval foi um sucesso. Ficamos muito felizes com o público que compareceu e, principalmente com a segurança e comodidade que conseguimos oferecer. Foi uma festa para todos, jovens, famílias, turistas e população local. O investimento valeu muito a pena e vamos nos preparar para ampliar a estrutura para o próximo ano”, garantiu o prefeito.

O público também aprovou as atrações que se apresentaram durante o ‘Carna Buriti’. Banda Paqua, Welington & Nilo, Bateria Show, Só Pra Contrariar (SPC), Banda D’CorpoInteiro, Herick e Gael e DJ Fallon1 animaram os quatro dias de festa com repertórios de samba, axé, funk, pagode, sertanejo e até as tradicionais marchinhas carnavalescas. “Trouxeram a Sapucaí para Buriti”, comentavam os foliões.

No domingo e na terça-feira, foram realizadas no período da tarde uma matinê especial para as crianças. Fantasiados, os pequenos dançaram muito e se divertiram nos brinquedos que foram disponibilizados pela Prefeitura.

Lago das Brisas

Um espetáculo à parte, o Lago das Brisas, considerado o ‘mar’ de água doce do Cerrado, também foi palco de muita animação durante o carnaval. Toda a região ficou lotada de turistas que aproveitaram a água azul para diversão e descanso.

“Tinham muitas pessoas no Lago, muito mais que o normal. Estava tudo lotado, nas casas, pousadas e acampamentos. Muitas lanchas, jets, helicópteros, muito movimentado. Sem contar que estava azul, lindo demais”, contou a estudante de Psicologia, Wanessa Mendonça, que aproveitou o carnaval ao lado da família.

O Corpo de Bombeiros, que monitorou o local durante o feriado, informou que nenhum incidente foi registrado.

Devido o sucesso do carnaval, a secretária de Turismo reafirmou a intenção de continuar investindo em melhorias na região do Lago das Brisas e adiantou que uma programação está sendo estudada para a Semana Santa, de 14 a 16 de abril. “Estamos pensando em algum evento que valorize ainda mais o potencial do Lago das Brisas”, argumentou. Segundo ela, nas próximas semanas serão divulgadas todas as informações.