ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

A Cidade

História

Em 1910 a Sra. Maria Teixeira, devota de Nossa Senhora D’Abadia fez a promessa de construir uma Capela em homenagem à santa que rege a sua fazenda, “Fazenda Buriti”, situada às margens do Córrego das Antas, do proprietário Sr. Maneco, iniciando assim o marco da fundação do atual município de Buriti Alegre.
A Capela foi construída pelo Cel. Leonel Antunes Maciel, servindo a princípio para a realização dos rituais em louvor à santa, surgido assim o povoado em torno. Nesse período (1921-1923), a Srta. Ana Rita do Espírito Santo faz uma doação de 64 alqueires de terras para a formação do patrimônio de Nossa Senhora D’Abadia.
A elevação à categoria de vila coube ao Dr. Luís Ramos de Oliveira Couto, então juiz de Direito da comarca de Santa Rita do Paranaíba, a assinar a emancipação da então Nossa Senhora D’Abadia.” (BARBOSA, 1935, p.167)
A primeira casa a construída foi do italiano Marcos Fanty, atualmente situada a Rua Dr. Americano do Brasil, com as mesmas características de sua construção.
A origem do nome de “Buriti” se deu devido à quantidade de palmeiras buriti presente na região, principalmente no brejo e “Alegre” pelo canto de felicidade dos pássaros que desfrutavam de suas castanhas, permanecendo assim a então Buriti Alegre.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Buriti Alegre, pela Lei Municipal n.º 79, de 30-06-1914, subordinado ao município de Santa Rita do Paranaíba, atual Itumbiara.
Elevado à categoria de município com a denominação de Buriti Alegre, pela Lei Estadual n.º 654, de 24-06-1920, desmembrado de Santa Rita do Paranaíba. Sede no atual distrito de Buriti Alegre (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-07-1920.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Buriti Alegre, pela Lei Estadual n.º 821, de 30-05-1927.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE

Buriti Alegre - GO

Fundação: 24 de Junho de 1910
Gentílico: Buriti-alegrense
População: 9.515 de habitantes
Área: 901,932 km²