4

Em evento, Iphan entrega quatro obras de revitalização do PAC Cidades Históricas. Uma delas, do Mercado Municipal

Moradores, autoridades e turistas da Cidade de Goiás (GO), também conhecida como Goiás Velho, se reuniram nesta quinta-feira para comemorar 15 anos desde que o município ganhou título de Patrimônio Mundial.

Em meio às festividades, foi entregue a obra de revitalização do Mercado Municipal, que teve sistemas elétricos e hidrossanitários revisados. O projeto recebeu investimento de R$ 10 milhões do PAC Cidades Históricas.

A festa contou com o som da orquestra filarmônica de Goiás e declamações de poemas da escritora Cora Coralina, nascida na cidade.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, compareceu ao evento e lembra os benefícios que o investimento do PAC cidades históricas traz à cidade.

“O PAC vai além da preservação do patrimônio e proporciona incentivos, qualidade de vida, alavanca relações sociais e contribui para geração de emprego e renda”, apontou.

Segundo Kátia, o Mercado Municipal é um “claro exemplo” de que investir no patrimônio é essencial para fortalecer políticas públicas de desenvolvimento social e econômico.

“Esse tipo de investimento reforça o sentimento de pertencimento dos brasileiros em relação aos bens culturais”, defendeu a presidente do Iphan. O mercado municipal é uma das seis obras em que se investiram de cerca de R$ 28 milhões do PAC Cidades Históricas na cidade.

Foram entregues outras três obras de revitalização (ponte da Cambaúba, Arquivo Diocesano Dom Tomás Balduíno e Casarão da Escola de Artes Veiga Valle), e mais duas estão em andamento (restauração do Cine Teatro São Joaquim e sede da Prefeitura Municipal).

A prefeita da cidade, Selma Bastos, enaltece a parceria entre a prefeitura, o Iphan e o governo estadual, e destaca a importância do mercado. “Com a inauguração do mercado, em 1926, criou-se a infraestrutura comercial, constituiu-se um polo de trocas e um espaço central de reuniões”, conta.

Patrimônio Mundial

O conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Goiás foi tombado pelo Iphan em 1978. O reconhecimento como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) veio em 16 de dezembro de 2001.

Presente à cerimônia, a coordenadora de Cultura da Unesco, Patrícia Reis, lembrou que a cidade de Goiás é um dos 1.052 patrimônios “de excepcional valor universal” e afirmou que a cidade cumpre com as estratégias da Convenção do Patrimônio Mundial, que dizem respeito a credibilidade, capacitação dos gestores, conservação, comunicação e relação com a comunidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura