Na última quinta-feira (30/10) foi realizada uma Consulta Pública para a criação de uma Unidade de Conservação do Ribeirão das Antas de Buriti Alegre. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Buriti Alegre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

IMG_0925Instituições governamentais, não-governamentais, privadas, de pesquisa, entidades de classe e proprietários de terras, professores e alunos, além da comunidade local fizeram questão de participar da reunião.  A consulta contou com a presença da equipe de profissionais da área: Kenny Delmonte Oliveira (Engenheiro Florestal) e Ângela de Fátima Pereira Bispo (Engenheira Ambienta) e do secretário de Meio Ambiente, Lione Andrade, que iniciou a reunião explicando que a área do Ribeirão das Antas ainda não tem sofrido impactos ambientais e que comunidade e governo irão trabalhar a favor da criação da Unidade de Conservação para que as gerações futuras possam desfrutar e usufruir da mesma forma que utilizamos hoje essa área hoje.IMG_0948
“Sabemos da preocupação dos moradores, que já fizeram inclusive abaixo assinados em anos anteriores pedindo a preservação. De lá para cá estamos analisando a situação da área através de visitas em campo e reuniões. O Município compartilha desta preocupação e interesse principalmente porque o Ribeirão das Antas abastece a população e isso faz com que não meçamos esforços para criar mecanismos de proteção para o local”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente.

Lione Andrade- Secretário do Meio Ambiente

Na ocasião foram apresentados os estudos técnicos realizados na área do Ribeirão das Antas bem como os limites que se pretende adotar e também o Plano de Manejo Ambiental para a área e as medidas que serão adotas com os produtores rurais. Os participantes puderam discutir e tirar dúvidas sobre os impactos já existentes e que tipo de modalidade de conservação seria ideal para a área, garantindo assim a preservação do local.

IMG_0892 IMG_0902 IMG_0904 IMG_0910 IMG_0915IMG_0933 IMG_0942