
Cerca de 800 alunos das escolas públicas do município participaram de palestras e dinâmicas de educação ambiental, ministradas pelo Engenheiro Agrônomo da SEMARH, Antônio Muller. O Prefeito Marco Aurélio Naves participou da abertura do Projeto, qual falou da importância de incentivar o cuidado com o meio ambiente e a promoção da qualidade de vida da população buriti-alegrense.

Foram contemplados alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando diferentes metodologias para cada fase de ensino. No total, foram realizadas 13 palestras em 5 escolas estaduais e municipais. As palestras tratam sobre poluição das águas, qualidade do ar, geração de resíduos sólidos, lixo orgânico e inorgânico e coleta seletiva (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), conscientização sobre recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanentes(APPs), entre outros temas.

A Educação Ambiental formal e informal é prevista em diversas leis, como, por exemplo, na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999) e na Política Estadual de Educação Ambiental ( Lei Estadual nº 16.586, de 16 de junho de 2009), além de estar previstas em outras leis ambientais como a SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, dentre várias outras. Também, o meio ambiente é um dos Temas Transversais, propostos pelo Ministério da Educação, tema o qual deve permear todas as disciplinas do ensino básico formal, em uma perspectiva interdisciplinar.