7

Programa é uma parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com as prefeituras e estará em 30 praias do litoral paulista

Com o verão e o calor, as viagens ao litoral aumentam e, para a maioria das pessoas com dificuldade de locomoção, há uma série de de obstáculos para conseguir frequentar praias e rios. Um programa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com as prefeituras paulistas, facilita o acesso dessas pessoas e permite com que elas possam ter o prazer de entrar na água e se divertir. É o Praia Acessível, desenvolvido em 30 cidades do litoral e interior de São Paulo.

O programa funciona assim: a secretaria fornece cadeiras específicas feitas com pneus especiais que permitem superar as dificuldades de locomoção na areia e com altura suficiente para entrar na água em profundidade segura.

As prefeituras participam com a seleção de equipes de suporte, compostas de acompanhantes e guarda-vidas, para supervisão e orientação aos banhistas. Mais de 25 mil pessoas com deficiência e idosos já foram beneficiadas pelo Praia Acessível.

No litoral paulista, participam da iniciativa as prefeituras de São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Caraguatatuba, Praia Grande, Itanhaém, Iguape, Cananéia e Mongaguá. O Praia Acessível foi criado em 2010 e em 2012 passou a ser desenvolvido também em praias de rio. Podem participar moradores locais e visitantes.

As prefeituras e organizações não governamentais conveniadas mantém postos de atendimento do programa nas praias de mar e de rios. Para participar, os interessados devem estar acompanhados e apresentar um documento de identidade. Acesse o site da Secretaria das Pessoas com Deficiência Site externo para mais informações sobre o Praia Acessível.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo Site externo, Vida mais livre