IMG_3499Uma instituição que ao longo dos seus 64 anos consegue manter suas portas abertas 24 horas/dia, merece os aplausos de todos que por ela foram ou serão de alguma forma atendidos. Nesta segunda (14), a Santa Casa de Misericórdia completou seus 64 anos com uma comemoração nunca vista e nem presenciada pela comunidade. Para o Provedor Orlando Severino Fernandes, o fato da instituição nunca ter interrompido suas atividades, já é o suficiente para a comemoração da data ser motivo de muita alegria e orgulho.IMG_3496Durante todo o dia a comunidade recebeu pipoca, algodão doce e refrigerante. E as 15horas, com a presença do atual Provedor, Orlando Severino Fernandes, antigos provedores e seus representantes, de todo corpo clínico, em especial dos pioneiros da casa, Drº Severino Teixeira de Mendonça e Drº Neube Antônio Marques, todos os funcionários, Prefeito Marco Aurélio Naves, vereadores, Deputado Estadual Helio de Sousa e demais autoridades locais, a Santa Casa recebeu as bênçãos com a celebração da palavra e com toda comunidade local pode cantar os parabéns ao som da Banda de Tambores Mirins da Escola de Tempo Integral Ligia Assis Paiva.

IMG_3447

Breve Histórico da Santa Casa de Misericórdia de Buriti Alegre

Em 1921 chegava a Abadia de Buriti Alegre o primeiro médico Dr. Brasil Ramos Caiado, formado recentemente, atraído pela fama de um distrito goiano onde o progresso avançava rapidamente, nascendo assim à história da saúde local, pois até então era realizada com práticos de farmácia e raizeiros.

IMG_3455

Vários profissionais passaram por Buriti Alegre na primeira parte do século XX, e todos em pouco tempo conquistaram a confiança da população, porém medicina se limitava a cuidar de doentes. Seu local de trabalho era essencialmente sua residência e, seu equipamento, a maleta médica.

IMG_3458

Somente a partir meados da década de 40 começa a surgir à ideia de instalar um hospital para atender o público, pois as amplas variedades de excluídos ficavam a margem do tratamento hospitalar e precisa criar uma instituição para atender todos os doentes da população.

IMG_3461

Surge assim em 14 de abril de 1950 a SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BURITI ALEGRE, seguindo os moldes das instituições operantes no Brasil e em Goiás (Santa Casa de Misericórdia de Goiânia) nasce administrada pela IGREJA CATÓLICA local.

IMG_3463

A Santa Casa de Misericórdia de Buriti Alegre completou dia 14 de abril de 2014 seus 64 anos e funciona até hoje graças ao esforço e dedicação de todos buriti-alegrenses, autoridades locais que ao longo desses anos vem se empenhando para que o atendimento continue de excelência e atendendo a todos com qualidade.

IMG_3467

O Corpo Clínico conta hoje com 09 médicos entre várias especialidades: Pediatra, Ortopedista, Angiologista, Ginecologista, dermatologista, Clínico Geral e outros atendimentos.

IMG_3471

Segundo o Provedor Orlando Severino Fernandes, essa comemoração pelos 64 anos da Santa Casa é muito importante para que a população esteja mais próxima, não sé em momentos de dificuldades, mas também em momentos importantes e alegres como esse.

IMG_3473 IMG_3476IMG_3488IMG_3494IMG_3506