IMG_1984

Nesta quinta-feira (27) a Secretaria Municipal de Saúde encerraram as ações da campanha Novembro Azul. O Dia “D” dos exames de PSA (próstata) no PSF- Dr. Ruy Brandão contou com a presença do Prefeito Marco Aurélio Naves e do Secretário Municipal de Saúde, Edmilson José dos Santos.

IMG_2005

Foram realizados 78 exames entre homens acima de 45 anos e ainda estão disponíveis 22 senhas para a realização de exames.

IMG_1991

Durante todo o mês de novembro, aconteceram diversas ações no município com o objetivo de alertar sobre o câncer de próstata e a importância dos exames preventivos, que possibilitam a identificação da doença no estágio inicial e aumentam a possibilidade de cura.

IMG_2002

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens – o primeiro são os tumores de pele.

IMG_2016

Os fatores de risco são: idade (cerca de 62% dos casos são registrados acima de 65 anos), histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada e obesidade.

IMG_1971

Há necessidade de exames constantes, pois os sinais da doença começam a aparecer quando cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançado.

IMG_1973

Os principais sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. O tratamento da doença é definido conforme a fase do tumor e as características do paciente.

IMG_2010