4O primeiro dia da Feagro – Feira Agroindustrial  de Buriti Alegre foi marcado pela presença de lideranças do Governo Estadual das secretarias estaduais de Agricultura, Recursos Hídricos, do presidente da Federação Goiana de Municípios, prefeito Divino Alexandre da Silva (Panamá), do presidente José Mário Schreiner da Federação  de Agricultura do Estado de Goiás (FAEG).

3As lideranças foram recepcionadas pelo prefeito Marco Aurélio Naves e sua equipe. O prefeito  agradeceu o apoio e a presença de todos, falou da importância do resgate dos grandes eventos, principalmente os que oferecem condições para que produtores e empresários e empreendedores se encontrem e tenham oportunidade de fazer grandes negócios.

6

 

Para o superintendente de Recursos Hídricos Bento de Godoy Neto, eventos como a FEAGRO servem para que todos possam se encontrar e trocar experiências, além de servir como oportunidade para realização de intercâmbio e negócios.

Segundo o superintendente executivo da SEAGRO, José Manoel Caixeta Haun, o Governo Estadual está desenvolvendo mecanismos de promover o desenvolvimento estadual e que eventos como a FEAGRO é uma grande oportunidade. O Executivo também falou das parcerias e dos avanços que o setor do agronegócio experimenta.5

Já o presidente da FAEG, José Mário Schreiner revelou como os governos podem incrementar a economia dos municípios através de políticas específicas para micro e pequenos produtores, elevando sua capacidade produtiva, o que aumentaria sua renda e qualidade de vida.

 

Nos dias seguintes de festa foram realizadas palestras especificas para cada seguimento. No dia 18 foram realizadas palestras voltadas para a Piscicultura, como:

  • Buriti Alegre 2013 1061Ações de Ministério da Pesca e Aquicultura 2012/2014 e Parques Aquícolas, com o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura e, Goiás – MPA, Paulo Roberto Pereira;
  • Aspectos econômicos e ambientais da piscicultura em Tanques redes e escavados no Estado de Goiás, com o gerente de Aqüicultura e Pesca da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás – SEAGRO, Rômulo Rodrigues;
  • Produção Sustentável de Peixes em Sistema Tanques –Rede, com o MSC.Zootcnista da Fundação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Goiás – FUNDATER, Guthembergue Kirk;
  • Serviço de Inspeção Estadual de Pescados e derivados, com o Gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Agência Goiana de defesa Agropecuária – AGRODEFESA, Eurípedes Divino Amorim.

Buriti Alegre 2013 1296No dia 19, foi a vez dos Bananicultores da região com a presença do especialista na área de Banana da EMATER, Lino Francisco de Sá, falando sobre o Campo de Transferência da CNPq na Fazenda Sapé.

 

E no dia 20, encerrando as palestras e falando sobre a Avicultura na região, tivemos:Buriti Alegre 2013 1406

  • A abertura das Palestras do dia com o Gerente Industrial da BRF – Rubens Patrão Pamplona de Oliveira;
  • Palestra sobre a BRF, o Ergonomista da BRF Max Miliano C. Silva;
  • Palestra sobre a Cadeia Produtiva do Frango o Médico Veterinário da BRF – Vinicius Duarte.

No final de todos os dias o encerramento se dava em campo com visitas técnicas para melhor conhecer a realidade de cada produto e é claro buscar melhorias para cada setor.

(Texto: Andra Zago/ Adeides Pereira- Goiás Interior)