1239657_202760543235961_1028578152_nTodos os 226 municípios goianos com até 50 mil habitantes já possuem uma retroescavadeira. As máquinas foram doadas pelo Governo Federal, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A última entrega deste tipo equipamento foi realizada na última sexta-feira (20), em Goiânia e o Prefeito Marco Aurélio Naves foi convidado para receber em uma cerimônia oficial a distribuição da máquina retroescavadeira para o município de Buriti Alegre, que auxiliará a prefeitura no processo de abertura e recuperação das estradas vicinais.

O valor, investido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai contribuir  para conservação das vias e deve impulsionar o escoamento da produção agrícola dos agricultores familiares da região. Na avaliação do delegado federal do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira, a ação também fortalece a permanência dos jovens produtores no campo.
“As máquinas vão intensificar a integração das políticas públicas do Governo Federal desenvolvidas no estado, como os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), e as ações do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] e do Programa Nacional de Alimentação Escolar [Pnae]. Isso fortalece a agricultura familiar e a economia local de cada município. Além disso, essa estrutura básica oferece condições suficientes para que os jovens possam continuar na propriedade rural”, ponderou.
Com a entrega de retroescavadeiras universalizada, os municípios de Goiás receberão, a partir de agora, motoniveladora e caminhões-caçamba. Os maquinários integram o conjunto de equipamentos doados pela União para possibilitar a comercialização dos alimentos produzidos no campo.

(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário)