PMBA 037O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Buriti Alegre realizou nessa terça-feira (06/08) no Sindicato Rural a V Conferência Municipal de Assistência Social.

A V Conferência teve como objetivo principal analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a realidade do município mediante a implementação dos serviços/programas/projetos/ações já existentes, bem como a implantação de outros que possam ampliar o atendimento das necessidades do nosso povo.PMBA 027

Os trabalhos tiveram início com a formação da Mesa de Abertura que contou com a presença das autoridades presentes, dentre elas o Prefeito Marco Aurélio Naves, a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Raquel Aparecida Borges Naves, pelo Vice – Prefeito André Chaves, pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Maria Aparecida Pereira Marques, pelo Presidente da Câmara dos Vereadores Roberto Ferreira, pelo representante da Igreja Renato Soares, pelo representante das Associações Vitor Marques e pela Assistente Social Sueli das Graças Freitas.
PMBA 044
A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Maria Aparecida Pereira Marques fez um balanço das ações desenvolvidas pela Prefeitura em vários setores, os quais impactam positivamente no processo de assistência e garantia de direitos.

PMBA 098
O Prefeito Marco Aurélio Naves, em seu discurso, reafirmou a importância do cuidado e zelo que a sua gestão tem para com o social, ratificou o compromisso, o respeito e a prioridade perante as questões sociais, para a melhoria da qualidade de vida da população.
PMBA 087

A 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Raquel Aparecida Borges Naves ressaltou em colocar o município em lugar de destaque, principalmente na  área Social, pois é através de ações concretas que conseguirá mudar a história da cidade, levando o melhor para todos
os que necessitam de apoio, do Poder Público e a participação de todos nessa V Conferência é de suma importância pra nós.
PMBA 104

A V Conferência Municipal de Assistência Social discutiu os 06 Eixos Temáticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social:

1.  Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social;
  2. Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação;
  3. Gestão do Trabalho;
  4. Gestão dos Serviços, Programas e Projetos;
  5. Gestão dos Benefícios no SUAS;
  6. Regionalização.

PMBA 150A palestra ficou por conta da Assistente Social, Sueli das Graças Freitas, qual fez uma importante explanação acerca do SUAS e do conceito de Rede de Proteção Social – Redes Socioassistenciais, tomando como referência os diversos setores que promovem a garantia dos direitos dos cidadãos buriti-alegrenses no âmbito da Assistência Social.PMBA 144Os Grupos de Trabalhos foram organizados para que todos pudessem discutir os eixos temáticos e formular propostas para a Gestão Municipal implantar e, sendo o caso, implementar, os programas, ações e serviços sociais existentes, bem como propostas para a Conferência Estadual de Assistência Social. Foram apresentadas as propostas pelos grupos e realizada a escolha dos Delegados, sendo: Helenir Serabion Cobra e Clayton Gonzaga e como suplentes: Elízia Borges e Mirian Ferreira Freitas.

(Texto: Andra Zago / Fotos: Carlos Henrique)