4

Coleção, que tem edições sobre samba e Bossa Nova, choro e música caipira e, agora, sobre a Jovem Guarda e Tropicália, é uma forma de os pais apresentarem aos filhos o que se escutava no passado

São Paulo – Dois jornalistas e uma historiadora criaram a coleção Ritmos do Brasil, com o objetivo de contar histórias da música, de forma lúdica e informativa, para as crianças. A coleção, que tem edições sobre samba e bossa nova, choro e música caipira e, agora, sobre a Jovem Guarda e Tropicália, é uma forma de os pais apresentarem aos filhos o que se ouvia no passado – a ainda se ouve até hoje –, explica o jornalista Camilo Vannuchi, um dos autores da publicação .

Em entrevista ao Seu Jornal, da TVT, Camilo conta que a terceira edição da coleção vai além do lado musical e também explica o contexto histórico dos movimentos musicais e comportamentais. “A gente não consegue falar de Jovem guarda e Tropicália sem ter de primeiro explicar essa coisa da música americana chegando no Brasil. E quando se fala de Tropicália, tem de falar de ditadura e censura.”

Segundo o jornalista, são assuntos importantes da cultura e do cotidiano musical e com raros materiais para explicá-los de modo acessível ao público infantil, de 6 a 13 anos. o zelo com a linguagem, como ele define, foi um dos destaques do trabalho. “A gente parou para pensar como é ensinar o jazz para as crianças, ou como explicar a ditadura militar para elas.”

Fonte: Rede Brasil Atual