PREFEITURA DEFINE VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O sistema híbrido respeitará todas as normas de biossegurança. As aulas da Rede Municipal de Ensino devem começar no sistema presencial no dia 1º de setembro.
O sistema presencial funcionará com as turmas da Educação Infantil (Nível I e II) e de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. Os alunos serão atendidos com a possibilidade de revezamento conforme a realidade de cada unidade escolar. Caberá aos pais e/ou responsáveis definirem se seus filhos retornarão em sistema remoto ou híbrido. Cada um assinará um termo de responsabilidade de acordo com sua decisão.
As atividades presenciais acontecerão de forma gradativa, para evitar aglomerações, sendo que a entrada e saída de cada turma ocorrerá em horários distintos visando a segurança de todos. As aulas terão duração de 40 minutos, sendo que a permanência do educando na unidade escolar será de aproximadamente 3 horas.
O planejamento irá envolver os mesmos objetivos de aprendizagem tanto para as crianças que serão atendidas na forma presencial quanto para as que estarão no modelo remoto, sendo que estas últimas serão assistidas de forma online, na própria residência.
Todo o protocolo de biossegurança foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Ministério Público. Todos os alunos e funcionários das Unidades Escolares farão uso de máscaras faciais e passarão diariamente pelo processo de higienização e aferição de temperatura no momento da entrada nas unidades educacionais.
O distanciamento social, a utilização de álcool em gel e de tapete sanitizante serão prioritários e estarão sempre disponíveis. As carteiras seguirão o distanciamento previsto no protocolo de biossegurança e os ambientes escolares estarão sempre ventilados e higienizados.
Estamos tomando todos os cuidados para que os envolvidos no processo educativo se sintam seguros na volta às aulas presenciais, objetivando que esse retorno seja permanente.
A Secretaria Municipal de Educação orienta pais e/ou responsáveis a agendarem uma visita à escola de seus filhos para conhecerem os protocolos de biossegurança e tirarem as dúvidas para que se sintam mais seguros quanto ao funcionamento do sistema híbrido.