IMG_0332

Nessa quarta-feira (23) o Distrito de Corumbazul, Balsa e Iate (Região do Lago das Brisas) receberam visitas dos profissionais de Saúde do PSF- Dr. Ruy Brandão. A equipe para atendimentos domiciliares é composta pela Médica Drª. Lucia Riesgo, da enfermeira do PSF, Yohara Ferreira de Souza e Chayanny Ferreira de Mendonça, enfermeira do PACS quais fizeram pelo decorrer do dia o atendimento médico domiciliar a todos os acamados e pacientes com doenças crônicas, como hipertensas e diabéticas da região.

IMG_0328

Conforme o Secretário Municipal de Saúde Edmilson José dos Santos, “as pessoas assustaram um pouco porque elas não estão acostumadas com um médico ir à casa delas, isso é novidade nessa gestão”, disse. As visitas domiciliares representam um modo diferenciado de cuidar da saúde, pois permite uma maior proximidade com essas famílias para o desenvolvimento de intervenções e ações destinadas à promoção e prevenção.

IMG_0336

“O Prefeito Marco Aurélio tem me exigido constantemente essas visitas e a Secretaria Municipal de Saúde já está conseguindo realizar todas as quartas-feiras na cidade a visita domiciliar com a Médica Drª. Lucia Riesgo, outrora na Casa do Idoso e agora na região do Lago. As visitas são agendadas e disponibilizadas de acordo com os relatórios das Agentes Comunitárias de Saúde de cada bairro,”afirma o Secretário de Saúde.

IMG_0338

As visitas geraram mudanças no relacionamento dos profissionais com os pacientes e seus familiares, promovendo entre estes uma interação que tem contribuído de forma positiva para o andamento do tratamento. Os contatos do profissional com o doente, a partir de uma visita são quase sempre modificados, como se o profissional se tornasse mais cúmplice do doente em relação ao andamento do tratamento.

IMG_0339

Em relação aos doentes e suas famílias percebemos que estes se sentem valorizados com o fato de receber elementos da equipe em sua casa e a visita se torna um acontecimento importante dentro da família. Por se encontrarem em seu meio, mostram-se mais abertos para expor suas experiências, muitas vezes indo muito além daquelas ligadas apenas à doença. Mostram-se sempre mais receptivos às orientações e revelam com mais facilidade suas dúvidas e temores.

IMG_0330IMG_0345