A Secretaria de Saúde de Buriti Alegre iniciou na última quinta-feira, dia 18, a coleta do exame preventivo contra o câncer de colo do útero (Papanicolau) na unidade de atendimento PSF Rui Brandão.

Segundo a secretária de Saúde, Giovanna Falonne, a preocupação da Secretaria é dar condições e prioridade para que as mulheres realizem o exame que é de extrema importância para a prevenção do câncer de colo do útero. “Disponibilizamos uma manhã inteira de um dia da semana para realizar esse exame porque sabemos da sua importância e da demanda grande que temos no município”, disse.

As mulheres interessadas devem procurar a unidade de Saúde para realizar o procedimento às quintas-feiras das 7h às 11h. O atendimento é feito por ordem de chegada.

Orientações

O Papanicolau é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório e deve ser realizado em todas as mulheres pelo menos uma vez ao ano.

Por ser feito como parte de exame ginecológico de rotina, demora poucos minutos e pode detectar doenças pré-cancerígenas que, se descobertas a tempo, podem ser tratadas e assim, evita-se o desenvolvimento do câncer.

Este exame também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina. Para que a mulher faça a coleta é necessário ter os seguintes cuidados:

• Não ter relações sexuais 02 dias antes da coleta;
• Não usar cremes ou pomadas ginecológicas;
• Não estar menstruada.