1

Série vai destacar sucessivas gerações de grandes compositores das escolas de samba

O samba está completando o seu centenário neste ano. Para celebrar a data, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro estreou, nesta terça-feira (1º), a série “Um Século de Samba”, com produção e apresentação do radialista Adelzon Alves.

“O nosso enfoque é o compositor, os grandes compositores desde o nascedouro do samba na Praça Onze”, explica Adelzon. Com suas raízes no semba – um ritmo religioso angolano trazido ao Brasil pelos escravos – o samba também descende do lundu e floresceu no ambiente urbano da zona portuária do Rio de Janeiro, então centro político e econômico do País.

Em formato de pequenos programas, com várias edições diárias, a série vai destacar sucessivas gerações de grandes compositores das escolas de samba, como Donga, Pixinguinha, João da Baiana, Heitor dos Prazeres e Ismael Silva, fundador da primeira escola de samba do Brasil.

“Você vai na Portela tem Candeia, Walter Rosa, Manacéia, até Paulinho da Viola e a geração atual. Vai na Mangueira você tem Cartola, Carlos Cachaça, Padeirinho, Comprido, Jajá, Preto Rico, até a geração atual. Vai no Império Serrano, você tem Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola, até o pessoal atual”, destaca. “Mas o samba também teve grandes compositores que não eram de escolas, como Wilson Batista e Ataulpho Alves”, lembra.

Os sambas de autoria dos bossa-novistas, como Tom Jobim, e por grandes nomes da música popular brasileira (MPB), como Chico Buarque, Caetano Veloso, também têm lugar garantido na seleção. “A gente vai tentar, na programação da Nacional, ao longo deste ano, dar ao público um panorama da importância política e cultural do samba na história da música brasileira”, resume o radialista.

A seleção de sambas do século pode ser ouvida na Rádio Nacional AM 1130 Khz em sete edições diárias – 1h00, 2h00, 7h30, 11h04, 14h04, 18h04 e 22h10.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasilbrasil.gov.br