A Prefeitura de Buriti Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 17 de abril, a campanha de vacinação contra Gripe Influenza. Até o momento cerca de 1500 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas.

No próximo sábado (13), será realizado o dia ‘D’ de mobilização contra a Influenza H1N1, a aplicação da vacina estará disponível partir das 7h até 17h no PSF Rui Brandão. No dia D pessoas os grupos prioritários serão vacinados, basta estar munido com cartão do SUS e a carteira de vacinação.

A diretora de Saúde, Daysy Rosa, solicita que a população não deixe para se vacinar de última hora. “Estamos na terceira semana de prevenção e todos precisam se conscientizar da importância da vacina contra a gripe e não deixar para se vacinar na última hora, já que a campanha está prevista para ser encerrada no dia 26 de maio”, comenta.

Grupos prioritários

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados com prioridade: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; mulheres que deram à luz recentemente (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Segue o cronograma para vacina contra a Influenza:

– 17 a 20/4 – equipe da Saúde
– 24 a 28/4 – idosos
– 2 a 5/5 – gestantes, puérperas e crianças
– 8 a 12/5 – comorbidades
– 13 de maio Dia “D” – todos os grupos
– 15 a 19/5 – professores
– 22 a 26/5 – todos os grupos e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.