A Secretaria de Saúde de Buriti Alegre promoveu mais uma força-tarefa no Dia D contra a Dengue, nesta terça-feira (9). Uma ação em parceria com a Prefeitura de Buriti Alegre, Governo de Goiás e Corpo de Bombeiros intensificou a busca pelo mosquito Aedes Aegypti e mobilizou a população da cidade.

De acordo com a secretaria de Saúde, Geovana Faloni, não houve nenhum registro de casos da doença em Buriti Alegre neste ano. “Esse é o resultado da nossa soma de esforços e também da participação da população”, disse.

Equipes da vigilância em saúde, PSF, e o Corpo de Bombeiros da cidade se dividiram e saíram pelas ruas a procura de focos do mosquito. Durante a ação foram averiguados todos os quintais, praças, lixeiras e vias públicas. “Embora não tenhamos registrado nenhum caso aqui em Buriti, sabemos da gravidade que são as doenças causadas pelo mosquito e não podemos descansar ”, frisou a diretora de Saúde, Daysy Rosa.

Os agentes de endemias também intensificaram a campanha de combate a dengue no município com ações educativas nas escolas municipais e com busca ativa em bairros de maior incidência do mosquito Aedes aegypti.

Com o apoio da Prefeitura, também foi realizada ampla divulgação nas escolas municipais por meio de folhetos explicativos e palestras para conscientizar as crianças e a população sobre os perigos da dengue e os cuidados preventivos que todos devem ter.

O Dia D de mobilização contra dengue contou com 2 enfermeiras e 06 agentes de endemias que panfletaram e passaram orientações.  Os agentes e as enfermeiras também explicaram cada uma das fases do Aedes aegypti.